A
junção entre palavra e imagem permite que as crianças e os jovens acionem o seu
universo simbólico. O imaginário destes seres é muito mais propenso à
curiosidade e ao reconhecimento de novas trilhas, pois eles envolvem uma gama
variada de significados abertos à imaginação latente.
O público infanto-juvenil geralmente se
aventura por vários autores por sua qualidade lúdica. No entanto, a leitura não
pode ter um engessamento habitual. É necessário que a liberdade pela
brincadeira com as palavras e imagens leve estas pessoas a recriar o universo
do simbólico pelas suas próprias mentes criativas.
A
criatividade é o fator mais forte nesse aspecto. Ler se torna uma lâmpada que
desbrava zonas escuras e desconhecidas. As crianças e jovens possuem esta luz
que ilumina os labirintos da imaginação. Percorrem os caminhos e refazem novos
até chegarem ao fim do caminho que pode ser retomado com novas lâmpadas que
aquecem as histórias maravilhosas para estes indivíduos.
A leitura os tornam criadores de universos
reais e imaginários. Por meio dela, os jovens preenchem uma palavra sugerida,
uma imagem rica, fazendo do livro e de suas vidas uma conjunção repleta de
significados amplos.
É
como se o barco de papel carregasse um alfabeto mágico, cheio de combinações e
possibilidades pelas consciências inventivas das crianças e jovens. O barco
percorre o rio do simbólico e cabe a eles preenchê-lo com novas histórias.
Eles, sim, são inventores de novas trajetórias, novos pontos de encontros e
desencontros.
Por
esse motivo, desde cedo, os pequenos devem “respirar” histórias. As palavras
devem fazer sempre parte da vida das crianças como um caminho para o pleno e
educativo amadurecimento. É na infância e na adolescência que se forma
possíveis inventores, criadores, enfim, mestres da vida. Eles precisam da
leitura para que o crescimento intelectual se dê de forma sadia, eficaz e
plena.
Esse
prazer leva-os a encontrar o desenvolvimento da própria experiência. É como se
no espelho encontrássemos múltiplas cores, múltiplos conhecimentos, várias
vivências que eles vão construindo ao longo da leitura, produzindo-se, assim,
universos multifacetados, que são reflexos de suas potencialidades
imaginativas.
A
potência nesta fase é imensa como o mar mais vasto que percorre as linhas e
imagens destes livros maravilhosos que são produzidos só para eles. A
literatura infanto-juvenil é uma semente rica em novas árvores em seu
amadurecimento. Cabe aos adultos plantarem estas sementes nas crianças e jovens
para elas frutificarem. A leitura é a potência que frutifica estes aspectos.
Então, que venham cada vez mais livros para as crianças e jovens.
Escrito por:
Alexandra
Vieira de Almeida – Escritora e Doutora em Literatura Comparada (UERJ)
Fonte: Cenário
MT
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