A
literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação,
ampliar o vocabulário, trabalhar sentimentos de forma prazerosa e significativa
e alfabetizar-se, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Mas o contato com a
literatura na infância permite, ainda, que a criança se coloque em diferentes
papéis e aprenda, desde cedo, a apreciar a arte.
Para
Andrea Bade Fecher, gestora do Bom Jesus Menino Jesus, em Petrópolis (RJ), é
difícil, ou melhor, impossível dizer o papel da literatura no desenvolvimento
infantil. “Podemos destacar alguns, como a função social: ler para se informar,
ampliar o repertório, socializar o conhecimento, agregar valores etc. Em
relação ao desenvolvimento, durante a leitura, são ativadas diversas áreas
cerebrais ao mesmo tempo. À medida que lemos, ativamos nossas memórias e os
campos: visuais, auditivos, da criatividade e, por vezes, até olfativos. Sem
contar que não aprendemos apenas com as nossas experiências; aprendemos na
interação com seres e objetos, o que torna a literatura uma grande fonte de
aprendizado”, afirma.
A
criança que tem o contato com a literatura estimulado amplia consideravelmente
seu repertório na língua materna (ou outras línguas, caso já tenha contato com
elas), e é capaz de relacionar, interpretar e fazer inferências com maior
facilidade, melhora sua ortografia e expande seu potencial criativo.
Segundo
Andrea, os pais podem estimular a leitura com o exemplo dentro de casa.
“Crianças são atentas – não adianta os pais dizerem que a leitura é importante
se o filho nunca os viu lendo. Há pesquisas em neurociência que mostram que
todo novo hábito pode ser criado em 21 dias. Então vamos lá, faça o seu
planejamento e mantenha com seu filho uma rotina de leitura”, incentiva a
gestora, que entende que a escola tem papel fundamental nesse processo, pois é
nela que o aluno terá contato com leitura de forma mais técnica. “No Bom Jesus,
trabalhamos com títulos e autores diversificados, escolhidos com muito
critério. Os alunos leem os livros do projeto de leitura, outros que têm
relação com o tema do projeto desenvolvido pela turma, leem livros da ciranda
de leitura feita em sala de aula e contam ainda com títulos, separados por
faixa etária, nas bibliotecas das unidades de ensino. Já no 1º ano são estimulados
a ler para a turma ou a dramatizar histórias lidas individualmente ou em grupo.
Quando maiores, são estimulados a leituras mais densas, fazem trabalhos orais,
expositivos e avaliações em que podem colocar suas descobertas acerca da
leitura realizada”, explica.
Então,
não se esqueça: na hora da leitura, nada de preconceito! Explore, com a
criança, os diversos gêneros textuais, descubra seu campo de interesse, crie
uma rotina agradável e divirta-se neste momento único entre pais e filhos!
Publicado
no G1
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