Qual foi a última coisa que você aprendeu? Você consegue lembrar de seus aprendizados no último mês? E nos últimos 12 meses?
Pode ser que
você responda essas perguntas de maneira negativa, não lembrando de nada que
aprendeu ultimamente. Mas tenho quase certeza que algo de novo você aprendeu.
Seja um processo novo na empresa, a utilizar determinado aparelho/aplicativo,
uma receita nova, um hobby novo, algum assunto na área de política, tipo de
investimento, tratamento para doença... e a lista é grande.
Muitas vezes
não consideramos essas atividades listadas acima como aprendizado, pois nem sempre
acontece dentro de uma sala de aula ou em um ambiente formal de aprendizado.
Porém o aprendizado no ambiente informal é tão importante quanto aquele que
adquirimos na sala de aula.
Como você
pode ver, aprender pode fazer parte do nosso cotidiano, basta colocarmos
algumas atitudes em prática e é possível viver a vida inteira aprendendo. Além
de fazer bem para a saúde, abre inúmeras portas de oportunidades que não é
possível listar aqui.
Conrado
Scholochauer é um especialista em aprender. Formado em Administração pela FGV,
tem mestrado em Criatividade pela PUC-SP e doutorado em Psicologia de Aprendizagem
pela USP. Ao longo de sua carreira atuou em diversos empreendimentos fomentando
o aprendizado contínuo ao longo da vida.
No livro, Lifelong
Learners, Conrado explicada detalhadamente o que é a aprendizagem ao longo da
vida. A obra é dividida em duas grandes partes, sendo a primeira uma parte mais
histórica, na qual o autor apresenta as mudanças ocorridas ao longo do tempo na
educação e na sociedade e um cenário possível para o futuro.
Além disso,
explica o que é aprender e deixa bem claro a diferença entre um estudo
autodirigido e um estudo autodidata. No primeiro você conta com a experiência e
orientação de outras pessoas, enquanto o autodidata faz tudo sozinho. Aqui no
livro você vai aprender a implantar um processo de aprendizado autodirigido para
aprender cada vez mais.
A segunda parte
do livro é apresentado a parte prática do processo. Em todo lugar é possível
aprender. O autor deixa claro a importância do ensino formal, afirmando a
importância da escola e universidade, mas levanta pontos que mostram que as
instituições de ensino devem se atualizar para acompanhar esse processo de
atualização do ensino.
Para
aprendermos, primeiro temos que saber o que queremos aprender. Isso vai
depender da nossa necessidade e do nosso planejamento. Pensando na dificuldade
que pode ser para alguns a escolha do tema, o autor traz um pequeno exercício
para auxiliar o leitor a conseguir visualizar e definir o tema a ser estudado,
então vamos para o processo.
A sigla que
o Conrado usa para resumir o processo do aprendizado autodirigido é CEP+R,
sendo:
- Conteúdo – Toda a fonte de informação que usaremos para aprender, seja ela livros, áudios ou vídeos.
- Experiências – São aqueles momentos que vivenciamos de maneira prática dentro do projeto de aprendizagem, podendo ser programadas ou não.
- Pessoas – É impossível aprender sozinho, por isso não podemos ignorar as outras pessoas que podem colaborar com o nosso aprendizado.
- Redes – São as comunidades onde haverá troca de experiências, conhecer novas pessoas e trocas de informação. Elas são úteis para o fortalecimento das relações.
Cada um
desses temas tem um capítulo especial abordando mais conhecimento teórico e
estratégias para serem utilizadas de modo a proporcionar melhor aproveitamento
de todo o trajeto.
O livro
terminar com um desafio para você ir e colocar tudo em prática.
É uma
leitura muito instrutiva, transformadora e recomendada para todos aqueles que querem
sair da sua zona de conforto e colocarem em prática o ato de aprender durante
toda a vida.
Título: Lifelong Learners
Autor: Conrado Scholochauer
Editora: Gente
Páginas: 255
* Esse link é de afiliado, comprando através dele você não paga nada a mais e contribui com o blog.
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário