Catálogo da Maralto - com 150 títulos de autores e ilustradores renomados - é direcionado ao público de todas as idades; editora também investe em programa de formação leitora
O mercado literário brasileiro
acaba de ganhar mais uma novidade. A Editora Maralto já nasce com 150 obras no
catálogo, diversos autores e ilustradores premiados como Luiz Ruffato, Adriana
Lisboa, Luiz Henrique Pellanda, Mariana Ianelli, Odilon Moraes, Ruy Espinheira
Filho, Marilda Castanha, Carlos Dala Stella, Jacques Fux, João Anzanello
Carrascoza, Nelson Cruz e Raquel Matsushita.
Além de nomes nacionais, para
2023 já está prevista a ampliação para autores africanos, latino-americanos e
europeus. Diversidade de gêneros, escritores e público caracteriza o novo selo
editorial que, além dos livros, também comercializará o Programa de Formação
Leitora Maralto (PFLM) para escolas de todo o país. O Dicionário Aurélio da
Língua Portuguesa – nas versões impresso e digital – também é editado pela
Maralto.
Com sede em Curitiba-PR e focada
em livros que priorizam a conexão entre literatura e artes visuais - além de
temáticas voltadas para infância, juventude e público adulto – a Maralto inicia
os trabalhos com 1,5 milhão de exemplares impressos.
Os livros serão voltados
principalmente a 3 mil escolas em todo Brasil, mas qualquer colégio do país
também pode adquirir as obras ou o PFLM – que ajuda na habilidade de ler e
escrever. O consumidor final e que aprecia livros com qualidade encontrará o
acervo na Amazon e em parceiros estratégicos da editora nas principais capitais
do Brasil.
“Surgimos a partir da venda da Editora Positivo ao grupo Arco Educação, em 2019. O catálogo chamou a atenção pela qualidade, diversidade e também porque a Arco não tinha um selo de literatura e um programa de formação leitora”, explica a publisher Cristiane Mateus, coordenadora editorial da Maralto.
A publisher Cristiane Mateus é quem coordena as atividades editoriais da Maralto Foto ( Pith Haiducki) |
Princípios e objetivos
No horizonte de trabalho da
editora estão livros que estabelecem conexões entre a literatura e outros
campos das artes visuais como ilustração, artes plásticas, design e fotografia.
A diversidade de títulos engloba diferentes gêneros tais como contos, poemas,
crônicas, romances, novelas entre outros e são fundamentais quando se pensa na
formação do leitor.
“A
Maralto surgiu não apenas para publicar livros, mas para ser um lugar de ideias
e ações em torno da leitura, da literatura e dos leitores, passando
principalmente pela educação”, ressalta Cristiane, que é
mestre em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Alguns títulos da Maralto
promovem em especial a cultura da infância - seja nas histórias que contam ou
na experimentação das sutilezas da língua e da imagem. Contudo, eles não se
restringem ao universo infantil, da mesma forma que muitas obras para leitores
mais experientes também não abrem mão da imagem.
“A construção, sempre em
movimento, do catálogo da Maralto se dá nesse lugar de ideias onde pessoas com
diferentes habilidades buscam contribuir para a formação de um país leitor”,
completa a publisher - que atua no mercado editorial há mais de 12 anos e, como
editora, já recebeu diversos prêmios - entre eles três Jabuti - e Menção
Honrosa para o editor 2019 na Bienal Internacional de Bratislava, na
Eslováquia.
Origem e significado
O nome Maralto surgiu a partir
do poema homônimo de Carlos Drummond de Andrade. O símbolo da marca,
apresentado de forma estilizada, é um peixe; aquele que navega no mar. A
associação proposta é o mar alto como metáfora do livro (da literatura) e o
peixe como metáfora do leitor.
E para mostrar as obras ao
grande público, a Maralto fará quatro eventos literários em novembro e dezembro
nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba. A programação –
cuidadosamente desenvolvida e focada nas orientações sanitárias que o momento
exige - será divulgada em breve.
A obra “Desaforismos”, de
Raquel Matsushita, é um desses lançamentos e acaba de ganhar o prêmio Image of
the Book 2020/2021 – concurso realizado pela Agência
Russa de Imprensa e Comunicação de Massa e pela Associação de Artistas Gráficos
de Moscou.
Primeiros lançamentos
No dia 27 de novembro (sábado), das 14h às 18h, acontece o primeiro lançamento coletivo da editora na Livraria NovaSete, na capital paulista. Os autores Alexandre Rampazo, Daniela Galanti e Raquel Matsushita lançam respectivamente os títulos “Orbitar”, “Nina, Não” e “Desaforismos”. A entrada é franca e o local segue com os cuidados preventivos à Covid-19. Também estão previstos lançamentos de obras em Belo Horizonte e em Curitiba.
O catálogo da Editora Maralto
poderá ser conferido no Instagram e Facebook @maraltoedicoes. As obras e o
Programa de Formação Leitora Maralto estarão à venda pelo 0800 591 6480 e atendimento@maralto.com.br Quem desejar
adquirir apenas os livros, eles estarão disponíveis em breve na Amazon e
livrarias parceiras.
Relacionamento
com a imprensa | Editora Maralto
Mem & Mem Comunicação
João Alécio Mem – (41) 9
9124-9748 joaoalecioassessoria@gmail.com
Marlise Groth Mem - (41) 9
9908-0511 marliseassessoria@gmail.com
Jornalismo / Assessoria de Imprensa /
Consultoria em Comunicação e Eventos / Produção e Revisão de Conteúdo
@mem_e_mem_agencia_de_noticias
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário